Corazón Flamenco

2013 – 2018

No que se refere à cultura espanhola cada vez se está mais familiarizado com os seus grandes poetas, Garcia Lorca, António e Manuel Machado, Rafael AlbertiBlas de Otero, ou músicos como Manuel de Falla.

E talvez ainda mais, com o esforço de dimensão única que Falla e Lorca desenvolveram na investigação e recuperação do“cante jondo”, e com a sua expressão popular, o Flamenco, que já é reconhecido como património da humanidade.

Este monumento cultural, que é o Flamenco, reflete como porventura nenhum outro, o que é Espanha nas suas mais profundas raízes populares.

Foi este quadro que nos moveu e motivou a produzir um programa de rádio vocacionado para a divulgação desse património imaterial que é o Flamenco, com objetivos mais vastos do que a divulgação da própria música e cultura flamenca, que naturalmente envolvem a divulgação de “la cultura española”, fomentando afinidades naturais e procurando estabelecer ligações de comunicação entre os países.

Neste contexto produzimos para rádio um programa que é  emitido na Rádio Amália desde 2013. A música Flamenca, é o fio condutor do programa, que também abarca áreas diretamente associadas tanto á cultura espanhola, como a atividades de entretenimento e lazer associáveis.

Fazem parte do nosso programa atuações diretas e entrevistas com artistas do flamenco e personalidades convidadas.