La Hora del Flamenco

Projecto

No que se refere à cultura espanhola cada vez se está mais familiarizado com os seus grandes poetas, Garcia Lorca, António e Manuel Machado, Rafael Alberti, Blas de Otero, ou músicos como Manuel de Falla.

E talvez ainda mais, com o esforço, de dimensão única, que Falla e Lorca desenvolveram na investigação e recuperação docante jondoe com a sua expressão popular, o Flamenco, que já é reconhecido como património da humanidade.

Este monumento cultural, que é o Flamenco, reflete como porventura nenhum outro, o que é Espanha nas suas mais profundas raízes populares.

Foi este quadro que nos moveu e motivou a produzir um programa de rádio vocacionado para a divulgação desse património imaterial que é o Flamenco, com objetivos mais vastos do que a divulgação da própria musica e cultura flamenca, que naturalmente envolvem a divulgação de “la cultura española”, fomentando afinidades naturais e procurando estabelecer ligações de comunicação entre os países.

Neste contexto projetamos para rádio o programa LA HORA DEL FLAMENCO com duração de uma hora semanal.

 

Conteúdos

A música Flamenca, é o fio condutor do programa, que também abarca áreas diretamente associadas tanto á cultura espanhola, como a atividades de entretenimento e lazer associáveis.

Procuramos também não descurar uma área dedicada á divulgação das rotas perenes do entorno da vivência do Flamenco.

Estamos atentos à informação relativa à área e tempo dos acontecimentos culturais de flamenco em Espanha, bem como aos da sua promoção e divulgação.

Fazem parte do nosso programa atuações directas e entrevistas com artistas do flamenco e personalidades convidadas.

 

Colaboradores

Faustino Nuñez – Licenciado em musicologia. Compositor, músico, escritor | Laura Garcia Lorca – Presidente da Fundação Federico Garcia Lorca | Francisco Carvajal – Diretor do Projeto Flamenco Atlântico | J.M.Cañizares – Músico, compositor e maestro | José Manuel Gamboa – Departamento de flamenco da SGAE. Produtor, compositor e escritor |Javier Diez – Jornalista, escritor.

 

Meios adicionais de informação, divulgação e promoção

  • Conteúdos e plataformas digitais que permitem a integração tecnológica, para aceder ao nosso projecto de qualquer parte do mundo;
  • Um programa de Radio, em plataformas analógica e digitais;
  • Informação e divulgação da arte do flamenco através da radio ;
  • Primeiro programa de rádio espanhol, em Portugal e Brasil de música flamenca;
  • Incorporar o património Espanhol “O Flamenco”. Dar a conhecer aos ouvientes os poetas cultos espanhois através do Flamenco;
  • Informar sobre os eventos mais importantes de Espanha relacionados com o Flamenco (Bienal de Flamenco     de Sevilla, Festival de Jerez Flamenco, Festival Internacional de Guitarra de Córdoba, Madrid Suma Flamenca, Festival Cante de las Minas de La Unión, etc.), dando a conhecer as suas cidades, costumes, festas, centros culturais e gastronomia.

 

 

Contactos

Ana Oliveira e Carmo

lahoradelflamenco@gmail.com

https://www.facebook.com/LaHoraDelFlamenco

twitter.com/horadelflamenco

+ 351.969347175

Aceda a conteúdos extra